Aquela mania, aparentemente inofensiva, de morder a tampinha da caneta na aula ou no trabalho, pode levar à erosão dos dentes. Além disso, a utilização da boca fora do seu contexto normal pode gerar distúrbios articulares, resultando em dores na região do ouvido que, em médio prazo, podem trazer um desequilíbrio para coluna vertebral.
quarta-feira, 27 de novembro de 2013
A moda dos dentes separados
O diastema, espaço entre os dentes, pode envergonhar crianças e adolescentes. Mas, algumas jovens, tiveram sorte em ter a marca registrada, considerada charmosa no show biz. O que antes era considerado problema, hoje recebe até uma expressão descolada usada no mundo da moda: gap teeth.
CURIOSIDADE - Primeira escova de dente
A primeira escova de cerdas, parecida com a que conhecemos, surgiu na China, no fim do século XV. Feita de pelos, as cerdas eram amarradas em varinhas de bambu ou pedaços de ossos. Muito tempo depois, percebeu-se que as escovas de pelos de animais juntavam umidade, prejudicial à higiene da boca, por causar mofo. Além disso, as extremidades pontiagudas das cerdas feriam as gengivas.
quinta-feira, 21 de novembro de 2013
SOS Dentista - Dra Adriana Rodrigues responde!
Dando início ao quadro SOS Dentista, a Dra Adriana Rodrigues, cirurgiã-dentista da clínica Living Odontoestética irá tirar as principais dúvidas que rondam os consultórios dentários.
tem alguma dúvida, mande para nós!
O dúvida de hoje é: Clareamento dentário enfraquece os dentes?
tem alguma dúvida, mande para nós!
O dúvida de hoje é: Clareamento dentário enfraquece os dentes?
MITO OU VERDADE?
MITO. Sabia que a grande maioria das pessoas usa a quantidade errada de creme dental? Não precisa encher a escova. O equivalente a um grão de ervilha na escova de dente é mais do que suficiente para a gente fazer uma boa higienização. Aliás, é até melhor que seja pouco porque aí não faz muita espuma e a higienização fica mais eficiente.
terça-feira, 19 de novembro de 2013
Dicas para saúde bucal
Mudanças de hábitos são capazes de diminuir o ronco. Exercícios vocais funcionam para quem sofre de uma forma simples de ronco ou apneia do sono leve ou moderada. Melhore a alimentação! Com alguns quilinhos a mais é possível que o ronco aumente, já que a gordura que fica acumulada na garganta dificultando a passagem de ar. Faça exercícios - a endorfina liberada durante os exercícios, é responsável pelas boas noites de sono.
Já viu o maior dente do mundo?
Este é considerado o maior dente humano do mundo, que entrou na edição de 2011 do Guiness Book. Na imagem está o forceps que foi utilizado na extração do incisivo que mede 5,2 centímetros. O dente foi extraído por um dentista em Ilicínea, Minas Gerais, e segundo ele a extração demorou quase 2 horas.
A língua é capaz de denunciar algumas doenças
A língua é uma grande fonte de informações sobre a saúde de cada um e, por isso, examinar os aspectos dela (coloração, textura e odor) pode ser determinante para o diagnóstico de patologias. Alteração na cor pode indicar, por exemplo, uma anemia, se estiver muito esbranquiçada. Lesões aftosas indicam uma estomatite, ou alguma doença que esteja provocando queda da imunidade do paciente.
30% da população sofre com disfunções da ATM
O ato de ranger os dentes enquanto se está nervoso ou até mesmo quando se está dormindo se chama bruxismo e causa um desgaste na dentição. Esse distúrbio tem a ver com o estresse e agitação do dia a dia. Dores de cabeça, estalos na articulação localizada entre a mandíbula e o crânio, cansaço dos músculos do rosto, tensões musculares na face e fratura dos dentes são apenas alguns dos sintomas.
Larga a chupeta!
Os dentes da criança são suscetíveis à cárie assim que começam a irromper. As bactérias causadoras da cárie podem ser transferidas da saliva adulta para as crianças, aumentando o risco de desenvolvimento de cárie. O compartilhamento de utensílios domésticos com um bebê, ou ato de levar a chupeta à boca para limpá-la, também pode aumentar a probabilidade de transmissão das bactérias causadoras da cárie.
Uma País famoso por sorrir!
O Brasil é famoso no mundo inteiro pela felicidade e alegria. O lado triste dessa história é que 88% desses sorrisos são acometidos por diversas doenças bucais.
Os problemas mais comuns que acometem os atletas a ponto de prejudicar o rendimento são a cárie, doença periodontal, disfunções da articulação temporomandibular (ATM) e respiração bucal. A doença periodontal avançada, pelo quadro infeccioso, diminui a resistência do organismo e pode debilitar um atleta. E como em toda infecção bucal, há queda da resistência do organismo.
Aparelho ortodôntico temático!
Elásticos retinhos em aparelhos ortodônticos? Já parece moda do passado. Orelhas do Mickey, Hello Kittys e corações é que estão fazendo o sorriso de crianças, adolescentes e dos marmanjos também. Os elásticos decorados são um pouco mais difíceis de colocar e podem apertar mais. Como são maiores, também exigem mais de atenção na hora de escovar os dentes. Por conta disso, o uso não é indicado por pacientes "menos cuidadosos".
MITO ou VERDADE
MITO: Quando estamos com uma infecção qualquer o médico receita um antibiótico para combater este problema. O remédio tem a função de matar estes microorganismos. A cárie é provocada por um grupo de bactérias que moram na boca. Elas se alimentam de açúcar e produzem ácidos que dissolvem o dente. Logo, quando você toma um antibiótico as bactérias que moram na boca também morrem pela ação do medicamento.
Iogurte natural e sem açúcar beneficia saúde bucal!
No Japão, pesquisadores japoneses constataram que, na versão natural e sem açúcar, o iogurte ajuda a eliminar o mau hálito. O estudo mostrou que as bactérias Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermiphilus combatem as bactérias produtoras de enxofre, substância que causa o mau cheiro. Pessoas que consomem diariamente de 20 a 50g de iogurte natural e sem adição de açúcar são menos propensas à doença periodontal.
Síndrome da boca seca
A síndrome da boca seca, também conhecida com xerostomia (xéros-seco; stoma-boca), é um sintoma muito frequente. É uma sensação subjetiva de secura na cavidade oral resultante da diminuição ou até interrupção do fluxo salivar. Pode ser consequência de diversas condições clínicas, como algumas doenças ou uso de medicações e, quando não tratada, pode resultar na perda dos dentes.
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
Drª Adriana Rodrigues explica como evitar a gengivite no Portal Bolsa de Mulher. Confira!
Além da cárie, há outros problemas que comprometem a saúde bucal. Um deles é a gengivite, que consiste em uma inflamação da gengiva. Adriana Rodrigues, cirurgiã-dentista da clínica Living Odontoestética, explica quais as principais causas do problema, como evitar essa doença periodontal e qual o tratamento mais indicado.
Leia a entrevista na íntegra!
Leia a entrevista na íntegra!
NOVIDADE! A nova era da Odontologia Estética
Imagine visitar o dentista e sair do consultório com um sorriso novo, sem colocar aparelho ortodôntico. Para ficar mais difícil de acreditar: a modificação foi indolor e demorou apenas duas ou três consultas. Atualmente há clínicas que oferecem este serviço e deixam o paciente com dentes de artistas de televisão. Tudo graças aos avanços tecnológicos da odontologia estética.
Qual a vida útil da escova de dente?
Vida útil da sua escova de dente - Não é só a gengiva que sofre com as cerdas danificadas. É quase automático as pessoas aumentarem a força que aplicam sobre a escova quando já está gasta. Com isso, ocorre um desgaste por atrito na superfície dos dentes. Com três meses de utilização correta, as cerdas já estão gastas, por isso recomendamos a troca a cada três ou quatro meses.
Cigarro e dentes brancos não combinam!
Além dos problemas respiratórios, os fumantes podem apresentar alterações na boca pela ação direta do cigarro. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Brasília mostrou que 47% dos dependentes de tabaco que procuraram um tratamento odontológico sofrem de alguma doença bucal. Entre os principais problemas estão: doença periodontal (da gengiva) e lesões que poderiam evoluir para possíveis tumores na região bucal.
Qual a cor do seu dente?
Um dos guias mais comuns divide a tonalidade dos dentes em uma graduação de quatro tons básicos: marrom avermelhado, amarelo avermelhado, acinzentado e cinza avermelhado. O resultado é uma tabela detalhada para que todos possam encontrar a exata tonalidade de seu dente no guia. A tonalidade encontrada estabelece um ponto de partida para determinar o quanto você gostaria que seus dentes ficassem brancos.
Pasta de dente doce, pode!?
Para adoçar os cremes dentais, os fabricantes utilizam uma substância chamada Sodium Sacarine, a mesma utilizada em alguns adoçantes. Ela é 500 vezes mais doce que o açúcar! Porém, em um tubo de 50g de creme dental, utiliza-se em média 0,10g de Sacarina Sódica, 0,2% do conteúdo total. Mas calma! Esse tipo de açúcar que não é fermentável pelas bactérias. Por isso adoça cremes dentais sem risco de provocar cárie.
Dra Adriana Rodrigues explica como evitar e tratar as principais doenças bucais no site Daqui Dali - Portal Terra
O sorriso é um dos “acessórios” mais importantes, e uma das primeiras partes do corpo percebidas ao olhar para alguém. Muito exposta a processos infecciosos, a boca é um órgão delicado do corpo, e muita gente não dá a atenção que ela merece. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 30 milhões de pessoas nunca visitaram um consultório odontológico.
Confira a entrevista aqui!
Confira a entrevista aqui!
Drª Adriana Rodrigues no Portal Plena Mulher
Nada como um sorriso bonito para causar uma boa impressão. Porém, a boca também é um dos primeiros lugares a apresentar sinais adversos à saúde. Uma prática pouco realizada é o check up odontológico, que além de prevenir doenças dentárias como cáries, também pode identificar quadros graves que tem relação com a boca, como gastrite, diabetes, câncer e até AIDS...
Quer ver a matéria inteira clique aqui!
Quer ver a matéria inteira clique aqui!
Porque os dentes ficam tortos?
Os dentes tortos e os problemas de mordida têm sua origem tanto em fatores hereditários como ambientais. Os hereditários respondem inclusive pelo apinhamento dentário, diastema (grandes espaços entre os dentes) e más oclusões. Os dentes tortos podem ser causados pelo hábito de chupar o dedo e pela protrusão lingual, além de problemas nas arcadas decorrente de acidentes. Mas não se preocupe, há sempre um tratamento!
Dentes saudáveis na 3ª idade
Segundo dados da Faculdade de Saúde Pública da USP cerca de 68% dos idosos são desdentados. Mais da metade podem ter próteses, mas a boa notícia é que uma parte cada vez maior dessa população está chegando à 3ª idade com diversos elementos dentários presentes, inclusive próximo da recomendação da OMS, de terem pelo menos 20 dentes naturais remanescentes em sua cavidade bucal.
SOS Dentista! Saiba como evitar as cinco doenças dentárias mais comuns
A falta de preocupação com a saúde bucal traz números alarmantes,
segundo dados de 2003 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE), cerca de 30 milhões de brasileiros nunca estiveram em um consultório
odontológico. Se engana quem pensa que as doenças estão apenas limitadas a
cáries. A boca é o órgão do corpo humano mais exposto a processos infecciosos e
traumáticos. Placa bacteriana, gengivite, mau hálito, sensibilidade, erosão
ácida e até bruxismo estão na lista de doenças mais comuns. Por isso fique
atento, alguns cuidados simples podem evitar a dor de cabeça, ou melhor, de
dente.
São inúmeros
os males capazes de afetar o sorriso de uma pessoa, especialmente dos mais
despreocupados. A falta de higiene e de cuidados essenciais com a limpeza dos
dentes e de toda a boca é a principal responsável por doenças como: cáries,
placa bacteriana, gengivite, mau hálito e sensibilidade. “Essas são as doenças mais vistas aqui no
consultório e se não tratadas, podem evoluir para problemas ainda maiores e mais
doloridos, por isso a importância de visitar o dentista com frequência”, afirma
a cirurgiã-dentista Adriana Rodrigues, da Clínica Living Odontoestética. Saiba quais as causas e como evitar:
Dra Adriana Rodrigues (CRO 55808) é cirurgiã-dentista especialista
em prótese dentária, reabilitação oral, e implantes pela
Universidade Cruzeiro do Sul – SP. Desde 1999 realiza Odontopediatria no Ambulatório da
Criança da Prefeitura Municipal de Guarulhos. Atualmente, é responsável técnica
da clínica Living Odontoestética,
localizada em Guarulhos.
NOVIDADE! Escova de dente Blizzident tem durabilidade de um ano
Aparelho invisível, conhece?
Ter os dentes saudáveis e alinhados não é apenas uma questão de estética, mas também de saúde. Um sorriso bonito e uma mordida correta beneficia diversos fatores, como o sono e a respiração. E com placas transparentes fica ainda mais fácil. Altamente estéticas, podem ser usadas no dia a dia sem serem percebidas. São bem adaptadas, porém removíveis, proporcionando conforto, segurança e melhor higiene.
Chocolate faz bem para os dentes
Cientistas descobriram que extrato de cacau é tão bom quanto o flúor para a proteção dos dentes. Uma substância chamada teobromina ajuda a enrijecer o esmalte dos dentes... De uma maneira deliciosa!
Palitar os dentes pode deixá-los tortos
Palitar os dentes - É comum as pessoas colocarem o palito entre os dentes, fazendo um tipo de alavanca. Isso acaba comprimindo a papila gengival, o que predispõe a retração óssea e da gengiva, além da possibilidade de criar mobilidade nos dentes.
A saúde do bebê começa pela boca da mãe
Estudos revelam que muitas mulheres tem gengivite durante a gravidez devido as alterações hormonais associadas ao acúmulo de placa bacteriana. As gestantes com doença gengival têm maior propensão a dar à luz a bebês prematuros e abaixo do peso normal. Por isso garanta uma gravidez saudável com uma higiene bucal adequada, uso diário do fio dental, alimentação equilibrada e visitas periódicas ao dentista.
Refrigerante e dentes saudáveis não combinam!
Gosta de tomar refrigerante? Veja o que acontece com os dentes depois de ficar 24h dentro de um copo de refrigerante!
Assinar:
Postagens (Atom)