quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Mentiras e verdades sobre os tratamentos para clarear um sorriso

O sorriso é o cartão postal de qualquer pessoa. Por isso, uma mancha que apareça nos dentes se torna bem incômoda, criando um desconforto na hora de sorrir. Muitas pessoas recorrem ao clareamento para ter dentes brancos. E hoje existem diversos tipos de tratamento, desde pastas até laser. Porém, antes de apostar em qualquer um, esclareça as dúvidas e garanta um sorriso branco por mais tempo.

De acordo com a cirurgiã-dentista Adriana Rodrigues, da Clínica Living Odontoestética o clareamento dentário é um dos tratamentos mais procurados, pois o resultado é rápido e seguro. “Essa técnica muita utilizada entre os famosos, é indicada para várias situações como envelhecimento natural dos dentes e defeitos no esmalte por fatores congênito, manchas causadas por alimentos como café, vinho, refrigerante, uso de tabaco, etc.” Excesso de antibiótico também pode provocar alteração na cor do sorriso.
São três as maneiras de realizar o clareamento: laser, a caseira e a técnica combinada (laser e caseira). Ambos os métodos são parecidos, o que varia é a duração do tratamento. Veja alguns mitos e verdades sobre o tratamento:

1.    Qualquer pessoa pode fazer clareamento dental
Sim.  O clareamento pode ser realizado por qualquer pessoa, desde que não apresente reações alérgicas aos componentes dos clareadores, o que é não é comum acontecer. Outro fator é que a saúde bucal do paciente que pretende fazer esse tipo de tratamento estético deve estar estabilizada, ou seja, sem doenças periodontais (como gengivite e periodontite) e sem a presença de atividade de cárie, por isso essas patologias devem ser prioritariamente.

2.    Os dentes voltam a escurecer?
Sim. Os dentes escurecem por influência, principalmente, dos hábitos, por exemplo, pacientes fumantes os dentes escurecem rapidamente, pacientes que preferem chás incolores ao café manter-se-ão por mais tempo com dentes claros. Porém, a influência destes pigmentos é a mesma para dentes clareados ou não, portanto ambos escurecem na mesma proporção.

3.     O clareamento dental deixa o dente mais fraco?
Não. A maioria dos agentes clareadores funciona como oxidantes de cadeias orgânicas longas. Estas moléculas longas são quebradas em moléculas menores, o que permite a passagem da luz e o clareamento do dente. Portanto, os produtos clareadores não alteram a parte mineral dos dentes, ou seja, não causa enfraquecimento.

 4.    O clareamento dental pode provoca sensibilidade?                                             As vezes sim. A penetração do agente clareador através da estrutura dental provoca uma leve sensibilidade durante o tratamento. A maioria dos produtos utilizados atualmente possuem dessensibilizantes na fórmula, o que minimiza este efeito. Após o término do clareamento o dente volta ao seu estado normal e a sensibilidade desparece completamente.

 5.    Alguns cremes dentais específicos funcionam como clareadores?
Não. Os cremes dentais branqueadores não clareiam por ação química. Eles normalmente possuem mais abrasivos que os cremes dentais comuns podendo assim remover manchas. Por outro lado, o seu uso contínuo pode causar desgaste ou abrasão do esmalte.

Dra Adriana Rodrigues (CRO 55808) é cirurgiã-dentista especialista em prótese dentária, reabilitação oral, e implantes pela Universidade Cruzeiro do Sul – SP. Desde 1999 realiza Odontopediatria no Ambulatório da Criança da Prefeitura Municipal de Guarulhos. Atualmente, é responsável técnica da clínica Living Odontoestética, localizada em Guarulhos. (www.livingodontoestetica.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário